A história do Bolão 16
Escrito por Redação    Sex, 18 de Março de 2011 04:34    PDF Imprimir E-mail

INTRODUÇÃO

Bolão é uma modalidade esportiva, de origem germânica, onde tem o nome de Kegeln, e é composto de uma pista de madeira, bolas de arremesso feitas de madeira ou resina, e nove pinos de plástico ou madeira.
Na Alemanha há cerca de 90 mil jogadores cadastrados, e no restante da Europa cerca de 130 mil adeptos, em países como Suíça, Liechtenstein, Áustria, Bélgica, Eslovênia, Luxemburgo, Croácia, Sérvia, Hungria e outros, reunidos em federações. É também praticado no Texas e na Região Sul do Brasil, onde é forte a presença cultural de imigrantes alemães e possuindo federações estaduais.
 
HISTÓRIA
 
Este é um dos mais antigos tipos de jogos da história da Humanidade. Existe há cerca de 3 500 anos, onde escavações em sítios arqueológicos egípcios detectaram sinais de um jogo de bolão ancestral. Inclusive há indícios de que povos bárbaros e tribais teriam um eventual jogo com caveiras e ossos no lugar de bolas e pinos.
A primeira descrição clara do jogo de bolão no livro de Hugo Von trimberg, Reitor em bamberg na Alemanha entre 1260 e 1309. Naquela época usava-se somente três paus. Pelo início do século XVI, Murner escreveu a poesia alegórica intitulada "O Jogo de Bolão da Dissidência da Fé" isto em 1522. Desse título pode-se deduzir que o jogo de bolão era, na época, bastante difundido. Bem cedo, o jogo de bolão devia devia ter se espalhado da Alemanha para a França, os Países Baixos e para a Inglaterra.

Em períodos variados da história, o bolão foi de forma recorrente condenado como jogo de azar ou praga, ora pela Igreja, ora pelo Estado, já que em torno das reuniões de "bolonistas" (denominação dada a estes jogadores) havia por várias vezes bebedeiras, brigas, discussões e apostas em dinheiro. Isso fez com que esta prática esportiva fosse perseguida. Até que nos Estados Unidos encontraram uma forma de liberar o jogo oficialmente: os norte-americanos acrescentaram mais um pino, alteraram um pouco as regras, o desenho e formato das pistas, pinos e bolas, e finalmente renomearam o bolão para bowling (boliche, em português).

Desse modo, estava criado um "novo jogo", cujos praticantes não mais cometiam nenhuma infração.
 
AS PRIMEIRA FORMAS DE BOLÃO
 
Em 1930, o antropólogo britânico Sir Flinders Petrie e sua equipe de arqueólogos descobriram diversos tipos de bolas e pinos de bolão primitivo, e outros materiais na sepultura de um garoto egípcio de 3200 aC.  O alemão historicista Pehle William afirmou que, em 200 aC uma antiga forma de bolão foi jogado no seu país natal.  Na Alemanha durante os festivais, eram atiradas pedras em nove varas de madeira, que eram chamados de "kegles.  
 
 
 
 
Na Inglaterra, bolão apareceu pela primeira vez por volta de 1100.  As provas concretas de bolão foram encontradas em 1.366.  Neste ano, o rei Eduardo III proíbe suas tropas de jogar bolão, para que eles pudessem gastar mais tempo com a prática de arqueamento.  Durante o regime do rei Henrique VIII o bolão se tornou um esporte popular entre a população britânica. 
Nesse mesmo período, um tipo similar de bolão foi jogado na Holanda e foram os colonos holandeses que introduziram o bolão na América durante o século 16, e foi chamado de "pinos holandeses. 
Outras formas de bolão também se jogaram neste período de tempo.  A forma mais extrema pode ser encontrada na Escócia.  La o jogador arremessava uma bola sem buracos para os pinos e depois do arremesso da bola, o jogador poderia deslizar de barriga até os pinos.  Outras formas parecidas com o bolão são "Bocha" da Itália, "Petanca" da França e "Lawn Bowling 'da Inglaterra, conforme ilustração abaixo. 
 
 
 
NO ESTADO UNIDOS
 
O bolão foi introduzido nos Estados Unidos pelos colonos da Europa. Na literatura americana foi feito pelo famoso escritor Jonathan Swift, quando escreveu em Washington Irving “acordei devido ao som do bater do bolão”. 
O primeiro local a jogar bolão foi no New York 'Bateria', que era jogado pelos holandeses e depois deles os Ingleses.  O esporte costumava ser chamado de “Bolão sobre o Livro Verde "por causa do bolão de relva.  Esta área de Manhattan é agora o centro do mundo financeiro, mas às vezes é referido como o "Bowling Green" pelos nova-iorquinos. 
O bolão tornou-se muito popular nos Estados Unidos, mas ele teve um grande revés por causa de uma lei aprovada em Connecticut em 1841, que proibia as pessoas de possuir pistas de bolãode nove pinos.  Mas as pessoas simplesmente contornaram esta lei, colocando um pino extra e isso significava o início de boliche dez pinos. 
Ainda não se sabe onde bowling tenpin começou, mas sabemos que até o final do século 19 o tenpin boliche foi jogado em muitos estados, como Nova York, Illinois e Ohio.  Mas naquela época não havia regras gerais para o esporte.  O peso e o tamanho de bolas, pinos e pistas diferentes de estado para estado.
 
 
 
Mas tudo isso mudou quando restaurateur Joe Thumb organizou uma reunião entre representantes de diversos clubes regionais em 1895.  Em 09 de setembro de 1895 do American Bowling Congress (ABC) foi fundada no Salão Beethoven em Nova York.  Logo, o ABC emitiu regras gerais e iniciaram as competições nacionais e torneios. As mulheres tiveram suas participações a partir de 1917.  Naquele ano foi fundada em St. Louis, o Congresso Internacional das Mulheres Bowling.  Mulheres de todo os Estados Unidos decidiram, com o apoio do titular Dennis Sweeney, também participar de competições nacionais e torneios.
 
DESENVOLVIMENTO DO BOLÃO
 
No início do século 20 a tecnologia utilizada no bolão teve um passo de gigante.  Antes dessa época bolas de bolão eram feitas de um tipo duro de madeira, chamado de "pau-santo”.  Em 1905, a primeira bola de bolão de borracha, chamado de “Evertrue”, foi mostrada ao público.  Nove anos mais tarde (1914), a Corporação Brunswick, que até então era um fabricante de bilhar, lançou o primeiro Mineralite Ball no mercado, que se tornou um enorme sucesso devido ao seu composto de borracha.
 Devido a isso o bolão teve um enorme crescimento tecnológico e de normalização.  No entanto, foi outro avanço tecnológico que levou a um crescimento ainda maior do bolão.  Este foi a introdução do armador automático.  Morehead Patterson, vice-presidente da American Machine e The Foundry Company (AMF, na época um fabricante de máquinas para a panificação, tabaco e vestuário), comprou a patente da máquina de Gottfried Schmidt, que o inventou em sua garagem em 1936
.
 
 
 
NO BRASIL
 
No Brasil, o bolão está mais concentrado na cultura alemã, por isso tal modalidade é praticamente encontrada mais fortemente organizada na região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e um pouco na região Sudeste (mais em São Paulo e Rio de Janeiro).
 
OBJETIVO
 
O objetivo do jogador é arremessar as bolas na pista de madeira e acertar o maior número possível de pinos, possuindo variações de estilo de jogadas.

 

Pesquisa internet e colaboração de Renato Grahll

Última atualização ( Sex, 06 de Maio de 2011 00:23 )
 


maria lauxen (07.09.2012 (17:01:50))
1 adorobolaoAvaliação
MARIA JUSTINA LAUXEN (07.09.2012 (16:59:41))
1 ADOROBOLAOAvaliação


1000 restantes

Antispam Atualizar imagem Digite os caractares da imagem