Regras do Bolão 16

DAS PISTAS, BOLAS E PINOS

As pistas, bolas e pinos para a realização do campeonato, deverão obedecer às regras oficiais e nacionais para o esporte do bolão, cujas principais determinaçõe são:

a) os ginásios terão que conter no mínimo 04 (quatro) pistas iguais e niveladas com levantadores automáticos.

b) As bolas deverão ser de plástico, com diâmetro de 16 (dezesseis) cm, com tolerância de 01 (um mm para mais ou para menos), e peso entre 2.800 (dois mil e oitocentos) gramas e 2900 (dois mil e novecentos) gramas. As bolas serão fornecidas pelo clube promotor;

c) Os pinos deverão, preferencialmente, ser de plástico, ou então de madeira lei, com as especificações determinadas pela FIQ, ou seja, 40 (quarenta) cm de altura, exceto o "REI", que deverá medir 43 (quarenta e três) cm;

d) Cada volta bola (caixa de bolas) deverá conter, no mínimo, 04 (quatro) bolas de mesma cor e de acordo com a letra "B";

e) A área de arremesso terá que medir 6,50 metros de comprimento e 1,45 metros de largura, sendo facultativo o uso de linóleo ou assemelhado.

SISTEMA DE DISPUTAS

As competições serão na modalidade de “CHEIO” e “LIMPA”, com cada atleta arremessando por partida 40 (quarenta) bolas, sendo 10 (dez) bolas por pista, da seguinte forma:

- Pista 1: 10 bolas no “cheio” – encaixe na viela esquerda,

- Pista 2: 10 bolas no “limpa” – encaixe na viela direita,

- Pista 3: 10 bolas no “cheio” – encaixe na viela direita,

- Pista 4: 10 bolas no “limpa” – encaixe na viela esquerda.

Quando ocorrer à entrada de bola em viela errada, o lance valerá “zero” tanto no “cheio” como na “limpa”, levantando-se na jogada seguinte todos os pinos. Se o atleta arremessar uma bola antes da autorização do inicio proferida pelo arbitro geral da partida a mesma também valerá “zero” pontos.

Para a contagem dos pontos serão considerados somente os “PINOS CAÍDOS”, não valendo os deslocados, inclinados ou que, eventualmente, alternaram o seu acento na pista.

Também será desconsiderada a marcação eletrônica do equipamento rearmador de pinos, fazendo valer o exposto acima, alvo visível e constatado defeito técnico do rearmador automático de pinos.

As equipes, tanto no Feminino como no Masculino, serão formados por 6 (seis) atletas, com direito a duas substituições.

Para efetuar a série de 10 (dez) bolas em cada pista, o atleta terá o tempo máximo de 05 (cinco) minutos. Não completando seus arremessos no tempo determinado perderá o direito de efetuá-los, marcando-se "ZERO" pontos para as bolas que restarem.

Serão contados 02 (dois) pontos por vitória e 01 (um) ponto em caso de empate, por partida.

Será considerada Campeã a equipe que:

Somar o maior número de pontos ganhos na etapa final.

Em caso de empate entre duas equipes, será campeã aquela que tiver vencido a partida entre as duas equipes empatadas, ou seja, vencido o confronto direto, na fase em que houver o empate.

Prevalecendo o empate, ou no caso de mais de duas equipes obterem o mesmo número de pontos ganhos, será considerado Campeão a que tiver o maior número de pinos derrubados nos jogos entre si e caso o empate continue, pelo maior número de "NOVES" produzidos nos "LIMPAS" nos jogos entre si, por todos os atletas que jogaram nesta partida. Se o empate prevalecer, deverá ser decidido pelo maior número de "COROAS", de “OITOS", produzidos nos "LIMPAS" por todos os atletas, considerando-se os jogos da fase em que caracterizar o empate.

Finalmente - SORTEIO

PREMIAÇÃO

-03 (três) troféus de posse definitiva, para as equipes classificadas nas 03 (três) primeiras colocações em cada categoria.

-12 (doze) medalhas ou troféus douradas, 12 (doze) medalhas ou troféus prateadas e 12 (doze) medalhas ou troféus cobreadas, para cada uma das 03 (três) melhores equipes colocadas em cada categoria.

01 (uma) medalha ou troféu dourada, 01 (uma) medalha ou troféu prateada, 01 (uma) medalha ou troféu cobreada, para cada um dos três melhores atletas que obtiverem os melhores resultados nos jogos realizados (médias) em todas as etapas, em cada categoria.

01 (uma) medalha ou troféu dourada para cada categoria, ao atleta que totalizar o maior número de pinos derrubados em uma partida (recorde) em qualquer etapa da competição.

 

 


1000 restantes

Antispam Atualizar imagem Digite os caractares da imagem